Você sabia que o Android possui um botão “Pânico”? Descubra o que é e para que serve

Publicado em: 22/07/2017
 

Por mais que a tecnologia nos ajude bastante em inúmeras situações de nosso dia a dia, não podemos dizer que ela funciona só a favor do bem. Quem é que nunca ouviu falar de hackers? Pois é, criminosos que fazem de tudo para se infiltrar em nossos aparelhos e conseguir roubar dados bancários, ou tantas outras informações pessoais importantes que temos. O Android, por exemplo, é bastante visado por eles.

 

Mas será que você sabia que o Android pode contar com um botão de pânico? Bom, provavelmente você deve estar se perguntando o que isso significa e como poderia te ajudar, então vamos te contar. Sabe quando você está no seu computador e acidentalmente clica em algum lugar que não era pra clicar, e depois descobre que o pc pegou um vírus daqueles? Pois é, o mesmo pode acontecer com seu celular. Por mais que o Google trabalhe incansavelmente para livrar seus usuários disso, infelizmente, ainda acontece bastante.

 

Muita gente é obrigada a ter que lidar com malwares de vez em quando. Ao contrário do computador, quando certo tipo de vírus consegue se instalar em seu aparelho, ele bloqueia a tela e não te deixa fazer absolutamente nada. O aparelho só é desbloqueado depois de a vítima pagar uma determinada quantia exigida pelo criminoso ou fazer exatamente o que ele quer.

 

O botão do pânico pode ajudar exatamente nisso. Aproveitando-se de nossas ações instintivas ao usar o celular, como apertar repetidas vezes de forma até mesmo frenética, o botão de “voltar” do aparelho quando ele trava ou faz alguma coisa que você não quer, o tal botão poderia ser acionado da mesma forma. Ao perceber um vírus, bastaria pressionar o botão de voltar 4 vezes seguidas, nem mais, nem menos, já que se trata de um padrão. Automaticamente, o dispositivo entende que o aparelho corre riscos e volta para a tela inicial, possibilitando que seu usuário identifique o aplicativo mal intencionado e o desinstale, ou tome qualquer outra medida necessária.

 

Este é um código secreto que foi descoberto, sendo que ainda não foi nem mesmo comentado pelo Google. O botão está presente em aparelhos que possuem pelo menos o Android 7.1, mas é importante ressaltar que a função precisa estar ativa para realmente funcionar, ou seja, não basta simplesmente apertar 4 vezes sem antes ter ativado, pois não irá acontecer nada.

 

Algumas hipóteses foram levantadas para tentar entender os motivos que levaram o Google a não divulgar essa nova funcionalidade, sendo que algumas delas são que este é um projeto ainda em fases de teste, portanto, seria melhor manter segredo já que pode acabar não funcionando da forma que esperam. Outra hipótese é que não querem divulgar o que estão fazendo para impedir malwares, até mesmo para não facilitar a vida dos hackers, os dando tempo de inventar novos meios de burlar o sistema.

Apesar de tudo isso, estima-se que a função pode ser lançada definitivamente na versão “O” do Android, que ainda parece não ter um nome certo, e desta vez já com o padrão ativado, sem ser necessário fazer qualquer outra coisa para torná-lo eficaz.

E então pessoal, o que acharam? Já sabiam da existência desse botão? Diz pra gente aí nos comentários!

(fatosdesconhecidos)