Você sabe o que é gratidão?

Publicado em: 14/12/2016
 

Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra. Gratidão é uma espécie de dívida, é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela.

 

Gratidão também é um termo muito popular e proferido pela religião Católica. Os fiéis geralmente fazem pedidos de ajuda, auxílio e proteção, e quando algo que eles pediram para Deus acontece, ocorre um sentimento de gratidão, procurando uma maneira de agradecer por ter alcançado uma graça.

 

Uma das características mais importantes da fé cristã é a gratidão a Deus. Vários versículos da Bíblia falam sobre a importância de ser grato a Deus por tudo aquilo que Ele tem feito pelos seus filhos. Por esse motivo, a gratidão a Deus (e consequentemente a outras pessoas) deve ser uma das qualidades de uma pessoa que acredita em Deus. Existem também várias músicas compostas com o tema da gratidão a Deus.

 

Gratidão ocorre sempre que alguém faz algo que o outro gostaria que acontecesse, sem esperar nada mais em troca, e isso faz com que a pessoa que fez a ação se sinta feliz e a que recebeu também. A gratidão traz junto dela uma série de outros sentimentos, como amor, fidelidade, amizade e muito mais, diz-se que a gratidão é um sentimento muito nobre.

 

Será que as aves também expressam sua gratidão aos seres humanos, aos outros animais e à natureza? há alguns dias atrás postei algumas fotos de um ninho de ave que havia encontrado em uma laranjeira da minha residência ; aos poucos notei que o ninho estava crescendo a cada dia, até que numa bela manhã encontrei dois ovinhos; destes dois ovinhos apenas um filhote nasceu … ele foi crescendo, crescendo e era alimentado pelos pais que, mesmo debaixo de chuva e de sol não abandonavam o ninho até que o filhote ficou grande e em condições de voar.

Hoje notei que os pássaros adultos voavam insistentemente em volta do ninho, batiam asas pairando no ar e de vez em quando pousavam na janela da copa de minha residência, que fica bem em frente da laranjeira; curiosamente passei a observar o comportamento daquelas aves e de seu filhote; pequei a máquina fotográfica e resolvi fazer algumas fotos. Não demorou muito, o filhote bateu asas e voou, não sei pra onde … não mais consegui avistá-lo … FOI ENTÃO QUE ENTENDI O SIGNIFICADO DE TUDO … as aves estavam querendo expressar sua gratidão pelo tempo que emprestei a laranjeira para fazerem seu ninho e criar o filhote.

 

RELEMBRE

Até que enfim ele nasceu…chegou a grande alegria desta casa. Nasceu na manhã de hoje 30 de novembro o primeiro filho do casal. O pai desapareceu, não sabemos por onde anda, mas a mãe enfrentou sozinha, o tempo topo, debaixo de chuva e de sol, com frio e calor para ver nascer o primeiro filhote. NASCEU EM MINHA LARANJEIRA (pé de lima) o primeiro filhote de sabiá do peito roxo. Uma raridade no mundo de hoje. Da janela da copa da minha casa eu posso curtir o bichinho. Aí está o danadinho em seu primeiro dia de vida.