Powered by WP Bannerize

Secretário diz que segurança pública foi a prioridade

Publicado em: 31/07/2017
 

Alcides Dornelas, secretário Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, falou com a Rádio Módulo sobre os principais avanços de sua pasta nesses primeiros seis meses de governo.

 

 

SEGURANÇA – Segundo Dornelas, o principal foco da pasta nesses primeiros meses foi em relação à segurança, buscando reduzir um índice de 48% da criminalidade apontado pelo Governo do Estado nos anos de 2015/2016. Para isso, o secretário elencou algumas medidas tomadas, como: revitalização das áreas abandonadas e praças, principalmente no entorno da rodoviária, reabertura do abrigo do trabalhador, reconduzido cerca de 500 pessoas que estavam em praça publica, dormindo embaixo de viadutos à instituições de ressociabilização ou reintegração às famílias.

 

Outro importante foco de atuação destacado pelo secretário foi a parceria com a penitenciária, onde os ex-presidiários libertos puderam ser conduzidos até o abrigo, ou seus lares ou cidades, encaminhados às suas famílias e cidades de origem.

 

Além disso, Dornelas lembra o trabalho de junto a PM e o Governo de Estado para o reforço do efetivo em Patrocínio.

 

E, ainda, a publicação do Decreto 2640/2017, que regulamentou a Lei do funcionamento do comércio que necessita de alvarás especiais para funcionamento após 23h.

 

TRANSPORTE – Nesse quesito, Dornelas apontou o efeito positivo da regularização e fiscalização do transporte no município, seja ele público, terceirizado ou particular. “A exemplo dos mototaxistas, que hoje temos uma profissão regulamentada servindo de modelo para outros municípios”.

 

O secretário adiantou que já estão estudando a regulamentação dos motofrentistas e também dos taxistas. “Estamos preparando leis atendendo a constituição para melhorar essa segurança”, reforçou.

 

TRÂNSITO – Confessando que “pouco foi feito” nesta área, Dornelas atribuiu o fato a falta de estrutura que recebeu a secretaria: “Sem estrutura, sem equipe e sem material, sem nenhuma lata de tinta”.

 

O secretário ponderou ainda que precisou acertar com empresa que estavam com débitos altíssimos, mas que já regularizou todos. “Estamos preparando editais para que algumas possam continuar a aprestar o serviço ou novas sejam contratadas”.

 

Sobre o rotativo, o secretário afirmou que estão analisando meios para retornar o serviço o mais breve possível, tendo em vista que o contrato com a empresa atual foi rompido por motivo descumprimento de cláusulas.

 

Dornelas ainda citou a instalação de novos semáforos em avenidas de grande fluxo, a regularização/padronização dos redutores de velocidades, além da aquisição de uma máquina para pintura de solo para a marcação de sinalização e a contratação de mais agentes municipais de trânsito. “Temos 4 agentes, dia 14 chega mais 14 ou 15 para dar mais estrutura”.

 

“Estamos cientes do nosso compromisso, e temos muito coisa para ser feita”, finalizou o secretário em seu balanço de seis meses de gestão.

(Patrocinioagora)