Powered by WP Bannerize

Secretário de Saúde fala sobre ações em andamento

Publicado em: 12/07/2017
 

No jornal da Módulo desta terça-feira (11), o secretário Municipal de Saúde, Humberto Donizete (Bebé), falou sobre o andamento das ações de sua secretaria para a melhoria no atendimento ao cidadão. Na pauta, a reforma do Pronto Socorro e a construção da nova unidade, a contratação de médicos, exames, medicamentos, casos de dengue e o funcionamento dos ônibus para Barretos.

Confira a seguir os principais tópicos.

 

Pronto Socorro

O secretário afirmou que na semana passada a Vigilância Sanitária aprovou o projeto da nova unidade do Pronto Socorro, facilitando o andamento do processo. “Agora serão feitos os projetos complementares para em seguida abrir a licitação para a construção. A expectativa é que a obra tenha início ainda esse ano e que em 2019 possamos entregar a nova unidade à população”.

 

Enquanto isso, a prefeitura tem investido em melhorias no atual Pronto Socorro. “Trocamos os colchões, adquirimos novos equipamentos respiradores, medicamentos e aumentamos o número de plantonistas, conseguindo desafogar o atendimento, principalmente, na urgência e emergência”.

 

Quanto a reformas do prédio, Bebé disse que houve um pequeno atraso devido às burocracias, mas a empresa responsável pelas obras garantiu que até início de agosto irá concluir os trabalhos. Após a entrega da obra, a prefeitura irá adquirir novos equipamentos e móveis, segundo informou o secretário.

 

“O pronto socorro atende em média de 200 a 240 pessoas por dia, e a área de recepção é pequena. Por isso precisamos melhorar a acomodação, queremos dar comodidade a essas pessoas”.

 

Neurologia

Segundo o secretário, com a contratação dos neurocirurgiões todos os problemas de traumas estão sendo resolvidos no Pronto Socorro. “Desde a implantação do serviço, 21 pacientes já foram operados em BH, o que não se fazia durante um ano”, ponderou.

 

Medicamentos e consultas

Com o fechamento das Farmácias Populares, do Governo Federal, Bebé voltou a afirmar que as unidades da rede pública e privada vão fornecer os medicamentos gratuitos. E nas redes privadas, àqueles medicamentos subsidiados (a preço simbólico).

 

O secretário confirmou que a prefeitura adquiriu vários medicamentos que estão sendo distribuídos nas Unidades Básicas.

 

A diminuição da fila de espera para as consultas especializadas, aumento do atendimento da fisioterapia domiciliar, ampliação do tratamento odontológico, são pontos que o secretário destacou de avanços nesses primeiros seis meses do governo.

 

Exames

Quanto ao exame de densitometria óssea (que detecta osteoporose), Bebé disse que é realizado através do Tratamento Fora do Domicílio (TDF) sendo oferecido apenas 4 exames por ano em Uberlândia. “Já estamos negociando com a Santa Casa para atender também esse exame. E no Med Center, através do CIS, fazer também uma parceria com o hospital para proporcionar esse exame em Patrocínio”.

 

Dengue

Patrocínio reduziu em 97% as notificações de dengue no município em comparação ao mesmo período do ano passado. O secretário credita a essa redução drástica, ao trabalho dos agentes comunitários e de endemias, a compra de mais larvicidas e da participação da população.

 

Ônibus Barretos

Lamentando, o secretário disse que os novos ônibus ainda não estão atendendo os pacientes pois, mais uma vez, por questões burocráticas, é preciso abrir um processo de licitação para contratar uma empresa de seguro para os veículos. “Mas esse processo já está em andamento”, disse Bebé, lembrando que a prefeitura também reassumiu a direção da Casa de Apoio em Barretos realizando diversas melhorias no local.