Powered by WP Bannerize

Prefeitura prepara ações para o ‘novembro azul’

Publicado em: 05/11/2016
 

O cuidado integral à saúde do homem será o foco das ações do ‘Novembro Azul’, que já estão sendo preparadas pela Prefeitura de Patrocínio, através da Secretaria Municipal de Saúde.

As ações desenvolvidas na rede municipal de saúde terão como objetivo o foco na prevenção às principais doenças que atingem a população masculina, estimulando a procura pelos serviços de saúde e a realização dos exames preventivos.

Os homens apresentam maior risco para doenças cardiovasculares, respiratórias, digestivas, cânceres, colesterol elevado, diabetes, pressão alta e tendência a obesidade.

Durante a semana de 21 a 25 de novembro, no período de 13h às 17h, será intensificada as ações nas Unidades Básicas de Saúde com o objetivo de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. “A intenção é estabelecer estratégias que ajudem a ampliar a presença dos homens nas Unidades de Saúde, buscando o atendimento integral, alertando e conscientizando sobre as medidas de prevenção”, reforçou o secretário Municipal de Saúde, Wesley Faber Romão.

O projeto NOVEMBRO AZUL será realizado pelas Equipes de Saúde da Família e NASF nas Unidades Básicas de Saúde e em diversos pontos da cidade, através de parcerias com Instituições e empresas. Todas as Unidades Básicas de Saúde realizarão várias ações voltadas à Saúde do Homem. “As UBSs já desenvolvem atividades voltadas para o público masculino na rotina diária de atendimento e segue as diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, facilitando e ampliando o acesso da população masculina aos serviços de saúde. O ‘Novembro Azul’ é uma oportunidade para fortalecer as ações executadas durante todo o ano”, explica o secretário.

As ações serão programadas através de atividades de educação em saúde nas Unidades Básicas de Saúde sobre o câncer de próstata e formas de diagnóstico precoce; hábitos saudáveis de vida, sexualidade e principais doenças que acometem a população masculina. Palestras de educação em saúde nas empresas e instituições sobre o câncer de próstata e formas de diagnóstico precoce. Solicitação e marcação de exames laboratoriais de PSA, conforme protocolos. Além de momentos de integração do homem com os serviços de saúde, com tardes temáticas, sorteios de brindes.

 

AGORA É A VEZ DOS HOMENS! SAÚDE É ATITUDE.