Powered by WP Bannerize

Francisco completa cinco anos como papa: veja sete curiosidades sobre ele

Publicado em: 13/03/2018
 

Em 13 de março de 2013, o cardeal brasileiro Cláudio Hummes estava sentado ao lado do argentino Jorge Mario Bergoglio quando este foi eleito papa. “Ele [Hummes] me abraçou, me beijou e disse: ‘Não se esqueça dos pobres’. Eu me lembrei imediatamente de Francisco de Assis”, revelou o próprio papa Francisco para contar a história da escolha de seu nome.

Slide 1 de 7: Em 13 de março de 2013, o cardeal brasileiro Cláudio Hummes estava sentado ao lado do argentino Jorge Mario Bergoglio quando este foi eleito papa. "Ele [Hummes] me abraçou, me beijou e disse: 'Não se esqueça dos pobres'. Eu me lembrei imediatamente de Francisco de Assis", revelou o próprio papa Francisco para contar a história da escolha de seu nome.

 

Slide 2 de 7: Nascido em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936, o papa Francisco vive há 60 anos somente com um pulmão. Segundo o jornal "Clarín", a outra parte foi retirada quando o atual pontífice tinha 21 anos, por conta de uma pneumonia. Na ocasião de sua eleição, o Vaticano confirmou a cirurgia, mas disse que o problema, ocorrido há "muitos e muitos anos", não impediu que ele se dedicasse ao sacerdócio.
Slide 3 de 7: Em junho de 2013, uma moto Harley-Davidson foi dada ao papa em comemoração do 110° aniversário da marca. Em 2014, a motocicleta foi leiloada por 241 mil euros (cerca de 970 mil reais) num leilão em Paris. Francisco também ganhou uma jaqueta de couro, que também foi leiloada por 57,5 mil euros. Francisco destinou os lucros do leilão a uma organização de caridade em Roma.
Slide 4 de 7: No final da década de 1970, ainda como Jorge Mario Bergoglio, o atual papa teve sessões de psicanálise semanalmente, durante seis meses. A informação consta em um livro de entrevistas concedidas ao sociólogo francês Dominique Wolton. Na época, o pontífice estava com 42 anos, e sua analista era mulher e judia, relatou o Santo Padre.
Slide 5 de 7: O papa Francisco é filho de emigrantes piemonteses: o pai era funcionário ferroviário, trabalhando como contador, enquanto a mãe ocupava-se da casa e da educação dos cinco filhos. Segundo o Vaticano, o pontífice diplomou-se primeiramente como técnico químico, e depois escolheu o caminho do sacerdócio, entrando no seminário diocesano de Villa Devoto.
Slide 6 de 7: O papa Francisco é pioneiro em diversos campos: ele é o primeiro papa latino-americano e primeiro jesuíta à frente da Igreja Católica da história. E também é o primeiro a assumir o nome Francisco. Ele somente se tornará Francisco 1° quando houver um Francisco 2°, informou o Vaticano.
Slide 7 de 7: Aqui se vê Jorge Mario Bergoglio antes do conclave que o elegeu papa em 2013. De acordo com o jornal "Corriere Della Sera", ele recebeu mais de 90 votos dos 115 cardeais presentes. Consta que, na eleição do sucessor de João Paulo 2°, em 2005, ele já havia ficado em segundo lugar na votação dos cardeais. Assim, pode-se dizer que o atual pontífice é o sucessor natural de seu antecessor, Bento 16.
(msn)