Powered by WP Bannerize

Construção de barragem em Córrego de Posses do Chumbo preocupa moradores

Publicado em: 02/07/2018
 
O caso foi levado ao Ministério Público em Patos de Minas para tentar proibir a construção da segunda barragem no local

 

A construção de uma barragem no Córrego de Posses tem deixado pequenos produtores e moradores da comunidade de Posses do Chumbo e Areado, preocupados. A intervenção teria como objetivo levar água para uma irrigação do cultivo de café. Com o afluente já bastante afetado por outras captações, o apelo é para que preserve e revitalize as nascente da região.

 

A possibilidade de se construir uma segunda barragem no córrego que já possui pouca vazão, causa preocupação para quem reside na região e depende direta ou indiretamente do curso de água, que é o principal afluente do Rio Areado, segundo informou o coordenador do movimento SOS Areado, Nascimento Araujo “Xel”. De acordo com ele, a autorização para que outra obra de capação de água ocorra já foi dada, e será utilizada por um produtor de café.

 

Xel alerta que a nova intervenção deve prejudicar gravemente não só o córrego de Posses, que atende diversas pequenas propriedades rurais, mas também o Rio Areado, que já está com a vazão abaixo do ideal. É que nos meses de seca prolongada, o rio é quem socorre o abastecimento nos distritos que sofrem com a falta de água, como por exemplo a comunidade de Pindaíbas, ou Major Porto.

 

Ainda segundo Nascimento Xel, já foi protocolado um documento com abaixo assinado junto ao Ministério Público em Patos de Minas para tentar proibir a construção de mais uma barragem. Os moradores que dependem dessa água para sobreviver estão temerosos. Os pequenos produtores relatam que o temor é que a medida possa diminuir ainda mais a vazão. Para eles é preciso antes de tudo, revitalizar a área ao invés de degradar.

(Patosja)