Powered by WP Bannerize

Conheça uma roda de fiar

Publicado em: 24/10/2014
 

A roda de fiar ( ou roca) é o instrumento em que se produz fio de lã ou algodão que será posteriormente utilizado em um tear para confecção de tecido, supõe-se que a roca, como instrumento, foi inventando na India entre 300 e 800 d.C.. Antes disso se produzia os fios à mão e não havia constância na espessura do fio.

 

Algumas notícias sobre a roca: ela ainda é muita usada pelo Brasil à fora, fiando lã e algodão. Existem fabricantes de roca no Brasil em pleno seculo XXI e não são poucos. Os fios produzidos por essas rocas são usados em teares manuais que produzem peças belissímas.

 

Exitem vários tipos de rocas, mas as usadas no Brasil são as de tradição portuguesa desde 1500, uma roca fabricada em 2012 é igual a uma de 1600 e usa o mesmo princípio, mas não são iguais é aqui que entra meu trabalho.

O fuso é uma vareta comprida, roliça e pontiaguda em que se enrola o fio torcido à mão que será fiado, o fio torcido a mão, por exemplo, é um tanto de lã somente lavada após retirada da ovelha e desembaçada, hoje em dia (na verdade a mais de cem anos) não se usa mais fuso, pois a lã é desembaraçada por um instrumendo chamado carda.

 

No Brasil colonial o fuso era de madeira ou nem mesmo existia, se fazia o trabalho do fuso com as próprias mãos, quando na Europa o fuso já era de ferro.roda de fiar1  roda de fiar3 roda de fiar4 roda de fiar5 roda de fiar6