Powered by WP Bannerize

Boney M – conheça sua história

Publicado em: 10/04/2018
 

Boney M é um grupo de disco’ music europeu, que teve um grande sucesso durante os anos 70. Foi criado pelo produtor alemão Frank Farian em 1976, e era composto por quatro artistas das Índias Ocidentais que trabalhavam em Londres, na Alemanha e na Holanda (Marcia Barrett – jamaicana, Liz Mitchell, Maizie Williams e o ex-DJ Bobby Farrell).

 

 

Especula-se que, quando Frank Farian lançou pela primeira vez a canção “Baby Do You Wanna Bump?”, em 1974 com o nome de Boney M, a voz na gravação era a dele, e só quando a música virou um sucesso é que ele decidiu arranjar um grupo de dançarinos e um vocalista para inventar um “grupo”. O nome “Boney” era de um personagem de uma série de TV na Austrália. O grupo evoluiu antes de ter os integrantes que conhecemos hoje: só Maizie Williams participou desde o princípio.

 

 

Há boato envolvendo a primeira gravação, pois: a música não tem uma letra de fato, só uma voz masculina repetindo periodicamente o título, ou palavras e letras separadas,é óbvio, quando se ouve, que o vocalista canta uma oitava abaixo de seu timbre verdadeiro o côro de fundo é muito genérico a autoria da música é creditada a Zambi e editada por Intro, diferente de qualquer outra música de Boney M.

 

 

 

Antes de cantar, Maizie Williams começou carreira como modelo “Rivers of Babylon” se tornou o segundo maior sucesso de vendagem no Reino Unido em 1978, quando a música “Brown girl in the Ring”, que também compunha o disco, também se tornava sucesso nas rádios. Foi, na época, o único single além de “Mull of Kintyre” (gravada por Paul McCartney), a vender mais de dois milhões de cópias no Reino Unido.

 

 

Eles novamente conseguiram mais de 1 milhão de cópias vendidas no Reino Unido com sua versão de um clássico do calypso, Mary’s Boychild (anteriormente gravada por Harry Belafonte).

 

 

Outros sucessos incluíram:

Daddy Cool (lançada em 1976 – chegou a vender 100 mil cópias semanais na Alemanha)

Sunny (de 1976 – no Brasil, Léo Jaime fez uma versão desta música, chamada Sonia(
a bem conhecida Ma Baker (de 1977)

Rivers of Babylon teve também uma versão de sucesso no Brasil interpretada pela cantora Perla, muito popular na época.

Love for Sale (1977)

Nightflight to Venus (1978)

Rasputin (de 1978)

Hooray, hooray, It’s a Holi-Holiday” (1979)

Painter Man (em homenagem a Andy Warhol)

Em 1986, dez anos após o lançamento de sua formação mais conhecida, o grupo já acumulava 18 discos de platina, 15 discos de ouro e cerca de 150 milhões de unidades vendidas pelo mundo. O grupo se desfez naquele ano, porém o sucesso de alguns remixes (como Daddy Cool – Anniversary Remix) continuou.

 

Tentou-se recriar o grupo com nova formação, porém o sucesso continuou a ser o da formação original.

 

 

Líder dos Boney M encontrado morto em hotel

Líder dos Boney M encontrado morto em hotel (COM VÍDEO)

Foi um símbolo do disco sound dos anos 70 e o rosto do grupo Boney M: Bobby Farrell morreu esta quinta-feira aos 61 anos.

 

Segundo referiu o seu agente John Seine, Farrell foi encontrado morto num quarto de hotel em São Petersburgo, na Rússia, depois de uma actuação na quarta-feira.
O cantor tinha-se queixado de problemas respiratórios antes e depois do espectáculo, mas ainda não foi oficializada a causa da sua morte.
Farrell era o único membro masculino dos Boney M, que ficaram famosos graças a êxitos como ‘Rivers of Babylon’ e ‘Daddy Cool’.

O grupo separou-se em 1986, mas Bobby Farrell continuava a actuar a solo. Tinha um concerto de Ano Novo agendado para Itália.

(www.letras.com.br // cmjornal.pt)
vídeos: youtube