Powered by WP Bannerize

Benefícios das nozes para o organismo

Publicado em: 16/09/2017
 

Normalmente mal vista devido ao alto valor calórico, a noz possui muitos benefícios quando consumida em pequenas doses diárias. Altamente benéficas no corpo humano, a semente do fruto é a parte comestível que, desde os tempos antigos, eram recomendadas pelos antigos chineses como consumo diário para fortalecimento do organismo humano. De origem asiática, a nogueira é a árvore que dá origem ao fruto, que atualmente é cultivada em diversos locais do mundo. A maior parte das mudas que foram trazidas ao Brasil durante os anos 70, no entanto, são originárias do sul dos Estados Unidos.

 

Além de deliciosas, as nozes possuem propriedades que ajudam no fortalecimento da defesa do corpo, formação de glóbulos vermelhos, cicatrização, fortalecimento dos ossos e dos dentes, combate ao envelhecimento precoce das células, além de evitar – quando consumidas diariamente em pequenas doses – até 65% do risco de doenças do coração.

 

Esse último benefício está associado à redução provocada pelos seus componentes nas taxas de colesterol e na formação de coágulos no sangue. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias, sendo seu consumo excelente para o combate às inflamações. Rica em vitamina E, C e selênio – com ação antioxidante – o consumo é auxiliar ainda na prevenção ao câncer. Ainda devido aos antioxidantes, as nozes podem ajudar ainda a melhorar a resistência pulmonar, além de reduzirem os danos causados pelas toxinas inaladas.

 

Seus componentes fito estrogênios ajudam a combater os efeitos da menopausa em mulheres e, além disso, por ser rica em cálcio, a noz fortalece os ossos e os dentes. Rica em vitamina B6 – somente outros alimentos como gérmen de trigo e peixes como sardinha e salmão passam a frente nesse componente –, a noz ajuda a manter o funcionamento do cérebro de forma eficaz, além de ajudar a produzir glóbulos vermelhos.

 

Atenção

As nozes são vistas como elementos eliminados em dietas, no entanto, para consumi-las, é preciso apenas cautela. Você precisa saber que todos os benefícios podem ser alcançados com cinco nozes – o equivalente à 28 gramas – diariamente. Mas é preciso não passar do valor indicado, pois essa quantidade contém 193 calorias, valor semelhante ao de duas barras de cereais.

 

Como consumir?

A melhor forma de consumir as nozes é descascando-as na hora e comendo inteiras. Quando moídas, perdem seus nutrientes rapidamente. Consuma com cereais e frutas, ou ainda batidas com leite. Pode adicionar ainda aos pratos salgados como saladas, risotos, massas e molhos. As nozes devem apresentar um sabor adocicado, caso contrário já estão oxidadas e não devem ser consumidas.

(Natalia Petrin/remedio-caseiro)