As lágrimas dos cachorros significam tristeza, assim como nos humanos?

Publicado em: 03/10/2016
 

Os cachorros são seres bastante emotivos e têm maneiras diferentes para expressar sentimentos como nervosismo, animação, timidez e alegria. Para isso, eles usam combinações de aspectos sonoros e silenciosos. Mas e a tristeza? Os cães choram quando estão tristes, assim como ocorre nos humanos?

 

Diferenças entre humanos e cães

Nosso corpo produz lágrimas para diversas finalidades: para mostrar que está triste, para umidificar os olhos e para limpá-los, como forma de proteção contra substâncias que possam danificá-los. O organismo canino também produz lágrimas, mas com os cães, isso funciona de maneira diferente.

Nos cachorros, as lágrimas também são usadas para umidificar e proteger os olhos, mas não são produzidas em momentos de tristeza. Isso não significa que eles não ficam tão tristes quanto os humanos, mas sim que eles têm outro jeito de demonstrar suas dores e infelicidade.

 

Como os cães expressam a tristeza

Os cães produzem sons quando se sentem tristes. Eles ganem, gemem e uivam para comunicar seus sentimentos. Assim, esperam chamar a atenção dos humanos, na esperança de que os problemas sejam resolvidos e para que eles possam se sentir contentes e satisfeitos outra vez.

Agora, quando você vir um cachorro chorando, já sabe que não é por causa da tristeza. Seu olho pode estar irritado por causa de alguma substância, como poeira ou pelos. E talvez isso seja até bom: Se eles já conseguem tudo o que querem com suas expressões fofas, caso fossem capazes de chorar, eles teriam total controle sobre os humanos!

fonte: msn